Notícias
03-09-2015
Mobiliário adere à onda da customização
A onda da customização fez as pessoas resgatarem técnicas antigas e artesanais, que
hoje podem ser incorporadas aos processos industriais das empresas. Alguns desses procedimentos migraram da moda para a decoração, e consequentemente, para o mobiliário. Empresários do ramo moveleiro podem conseguir diferenciação no mercado ao investir nesta tendência. É o que sugere o relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae “Móveis com tecido - Incorporação de novos materiais ao mobiliário”. A oportunidade, destaca o boletim, pode surgir com a comercialização de revestimentos e produtos neste estilo, ou com a aplicação de tecido em móveis, ferragens ou acessórios já existentes.
Geralmente, quando se pensa em restauração de móveis, imagina-se a utilização de tintas e vernizes, embora seja cada vez mais comum ver tecidos revestindo móveis antigos, para dar um ar mais atual a eles. Renovar um móvel com tecido é mais fácil e rápido que restaurar com tinta, além de causar menos sujeira. O tecido, por sinal, está deixando de ser exclusividade de estofados, cortinas e almofadas e já faz parte de peças como portas, frentes de gaveta e revestimentos de móveis de madeira.
O tipo de tecido e técnica escolhidos para aplicar no móvel pode dar aspecto de vintage e rústico a ele ou torná-lo mais fino e sofisticado. O patchwork, por exemplo, dá um toque artesanal ao móvel, pois consiste na técnica de emendar e aplicar retalhos de diferentes tecidos, deixando o ambiente mais alegre, descontraído e jovial. Outros destaques do boletim são o matelassê (técnica muito utilizada na moda, com costuras que formam relevos acolchoados de vários formatos), o capitonê e o botonê, técnicas de estofaria, na qual há uma espuma revestida com tecido ou couro.
Entre as ações recomendadas pelo SIS/Sebrae estão:
· Se você for da indústria moveleira, busque parceria com empresas ou profissionais que trabalhem com tecido e conheçam diferentes técnicas, a fim de oferecer um produto inovador e de qualidade;
· Se você é profissional liberal ou empresa que presta serviço de aplicação ou costura de tecidos, busque empresas de móveis que possam se interessar pelo seu serviço e/ou produto;
· Informe-se sobre os maquinários existentes no mercado que possam auxiliar a aplicação e/ou costura de diferentes tecidos;
· Como algumas das técnicas apresentadas neste Boletim são artesanais e podem ser utilizadas em restauração de móveis, invista em cursos na área. Confira os cursos de Patchwork do Atelier Cores & Retalhos.
Fonte: SIS/Sebrae

